Editorial

"SE VOCÊ NÃO PODE VENCER SEU INIMIGO, UNA-SE A ELE"


Como resultado de uma ação hercúlea promovida pela FAAMESP - Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo, no dia 28 de julho de 2014 foi publicada a Resolução SAA - 33 que Reorganiza a Câmara Setorial de Produtos Apícolas, no Estado de São Paulo e designa os seus membros.

No seu Artigo 4º designa os membros titulares e suplentes para a composição da Câmara, os quais terão direito a voto.

Posteriormente a Secretaria Geral das Câmaras Setoriais expediu convite para a primeira reunião que foi realizada no dia 03 de setembro de 2014, tendo como pauta a reorganização da câmara; agenda estratégica; eleição do Presidente; calendário de reuniões e outros assuntos.

Ao discorrer sobre a reorganização da câmara o representante da Secretaria Geral apresentou os membros titulares e suplentes e para surpresa geral constava da lista mais três (3) membros titulares que não faziam parte da Resolução SAA - 33 publicada no dia 28 de julho de 2014 o que representa uma irregularidade.

São elas: Associação Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF que tem como associados a Arusta Life Science; Chemtura; DOW, Du Pont; BASF - The Chemical Company; Bayer; FMC; IHARA; ISAGRO; ISK; Monsanto; Sumitomo Chemical e Syngenta e que tem como Presidente do Conselho um representante da Syngenta.

Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal - SINDIVEG que é formado por 49 empresas fabricantes de defensivos agrícolas entre as quais integram as empresas acima citadas e que movimentou US$ 11.454 bilhões em 2103.

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI da própria Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A surpresa é ver as entidades integrando a Câmara Setorial como membros e com direito a voto sem constar na publicação da Resolução SAA - 33, de 28/07/2014.

E o que estariam fazendo as duas primeiras entidades citadas ali, quem convidou? Reinou silêncio.

Todos sabem os problemas que os defensivos agrícolas vêm causando no mundo todo, sendo que em alguns países eles estão momentaneamente proibidos.

A integração destas duas primeiras entidades como membros titulares da Câmara e com direito a voto sem consultar o setor apícola paulista é no mínimo constrangedor e demonstra o poderio delas em participar onde houver interesses da indústria de defensivos, caso contrário não estariam perdendo o seu precioso tempo.

Inegavelmente sob o ponto de vista destas entidades os inimigos são os Apicultores e Meliponicultores que sistematicamente vêm denunciando a mortalidade das suas abelhas por todos os locais onde ocorre a pulverização de defensivos.

É uma pena que esta importante conquista do Setor Apícola Paulista renasça contaminada.

Parabenizamos o Pesquisador da EMBRAPA Dr. Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, único candidato a se apresentar ao cargo da Presidência da Câmara e, portanto, eleito, e desejamos que ele consiga fazer uma gestão que atenda a todos os anseios dos Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo.

A revista Mensagem Doce e a APACAME já se colocaram a inteira disposição da Presidência da Câmara para o que se fizer necessário.

Portanto, o ditado "Se você não pode vencer seu inimigo, una-se a ele" está sendo aplicado inteligentemente por estas entidades.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior