Associativismo

INFORMATIVO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA

José Xavier Leal Neto
Secretario Executivo da C B A

A apicultura brasileira tem uma bonita história no decorrer da sua existência. Muitos líderes, cientistas e idealistas, contribuíram para a sua edificação. Nessa trajetória, momentos difíceis também fizeram parte da sua história. O importante é que estamos mais uma vez escrevendo as paginas dessa História. Com orgulho e altruísmo, estamos cada vez mais unificando a Apicultura do Norte a Sul do País, do Leste ao Oeste.

Estamos vivendo um crescimento significativo nas cinco regiões do País. Pela primeira vez, um legitimo representante do Nordeste assume a C B A, o Presidente da Federação Apícola do Estado de Sergipe, com amplo apoio da maioria quase unânime das Federações Apícolas do Brasil, o Presidente Aragão Brito. Pela primeira vez se discutiu um programa e em torno dele as Federações se sentiram incluídas. Podemos dizer que estão sendo reunificadas, as Federações Apícolas legitimas representantes da Apicultura organizada do País, através da eleição da Diretoria atual no dia 17 de maio de 2014, na cidade de Brasília - DF.

No mês de Agosto, na mesma cidade - Capital da República, nas Instalações do Ministério da Agricultura, dando seqüência ao reordenamento do Setor foi eleito para presidir a Câmara Setorial Federal do Mel, o Senhor Nésio Fernandes, Competente Presidente da Federação Apícola de Santa Catarina e atual 1º Vice Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA, após entendimento da Diretoria com pleno aval do Presidente Aragão e do 2º Vice Presidente da CBA, Clemente de Freitas, Ilustre Presidente da Associação Apícola do Distrito Federal, logicamente com a plena anuência dos demais Presidentes de Federações Apícolas dos demais Estados do Brasil.

Nós que Compomos a base produtiva da Apicultura e Meliponicultura do Brasil, desejamos ao Companheiro Aragão Brito e ao Companheiro Nésio Fernandes, sabedoria, serenidade e altruísmo, na condução das instancias que ora, tomam posse. O País é grande e com diversas realidades diferentes; O Setor também é grande e disperso por vários Estados da Federação; os desafios surgirão sempre e nós que formamos e amamos esse grande Segmento parabenizamos aos colegas Aragão na C B A e Nésio na CSMEL Federal além de também apoiá-los no que for possível para a reconstrução e reunificação da Apicultura do Brasil. De parabéns estão todos aqueles que fazem a Apicultura e a Meliponicultura desta fantástica nação chamada Brasil.

Retorna à página anterior