Artigo

Cuidado com as abelhas Durante o inverno

Matéria produzida originalmente para o SIS/SEBRAE/SC com imagens da Shutterstock no corpo do texto se encontram os colaboradores

O incremento da produtividade das colmeias é alcançado com procedimentos de manejo, como, por exemplo, o preparo dos enxames para o outono-inverno, exigindo cuidados especiais. Troca de rainhas, renovação de favos velhos por novos, alimentação energética e protéica são recomendações técnicas de extensionistas e manuais apícolas, porém não são adotadas pela maioria dos apicultores, o que compromete o aumento da produção e crescimento sustentável da apicultura brasileira.

Inverno: época de dificuldades

Entre os anos de 2006 e início de 2012 a apicultura catarinense sofreu perdas significativas, sendo a fase mais crítica entre 11 de julho e 11 de setembro de 2011.

Santa Catarina perdeu cerca de 100 mil colmeias, o correspondente a duas mil toneladasde mel, em função de apicultores de todo o estado sofrerem perdas nesse período.

Fonte: Apicultores buscam parcerias para evitar novos surtos de morte de abelhas. Portal Agro Link. 2014.

Extensionismo apícola recomendações e orientações

A Epagri tem mobilizado técnicos responsáveis pela apicultura no sentido de orientar os apicultores de todos o estado por meio de programas de treinamento para o manejo de prevenção e controle. Os profissionais distribuem folder com orientações sobre as necessidades nutricionais das abelhas e receitas de alimentação de manutenção, energética concentrada, alimentação estimulante para postura, alimentação energética pouco concentrada e alimentação protéica. O material foi idealizado pela médica veterinária e mestre em Nutrição Apícola da Epagri, Mara Rubia Romeu Pinto. Destaca, porém, que embora as necessidades das abelhas possam ser atendidas com as receitas divulgadas, nenhuma dieta artificial substitui totalmente o alimento natural (mel e pólen).

Entre as causasdo desaparecimento e mortalidade das colmeias em Santa Catarina estão doenças, o frio, agrotóxicos, manejo
inadequado e déficit nutricional. Atualmente, os prejuízos estão minimizados, porém, ainda não foi encontrada uma solução para
o problema. No inverno, os apicultores catarinenses perdem em média 15% a 30% de suas colmeias.

Orientações para garantir uma boa invernada

Instalar - o apiário em local ensolarado, evitando locais úmidos, sombreados, altos e totalmente descampados.

Fornecer - alimentação de manutenção e estimulante sempre que necessário, no outono-inverno e mesmo na primavera, durante períodos de chuva constante.

Substituir - as abelhas rainhas anualmente e os favos escuros (favos velhos).

Evitar - exposição do alvado aos ventos predominantes.

Reduzir - a entrada do alvado durante estação fria.

Utilizar - entretampa horizontal e vertical, ou poncho, quando necessário.

Estado biológico saudável

A disponibilidade de alimento floral, mel e pólen, é fator indispensável para a manutenção e crescimento dos enxames. A alimentação complementar dos enxames nas épocas de entressafra é baseada no uso de alimentos substitutos dos elementos naturais (pólen e néctar), utilizando-se açúcar, leite em pó, farinha de soja, sucedâneos do leite e concentrados de aminoácidos, minerais e vitaminas.

Fonte: Contribuição da Astrapéia Rosa (D. Walliechii) na produção de mel e condição dos enxames. Portal Universidade Online de Viçosa. 2011.

Importância da nutrição das abelhas

Segundo Walter Miguel, chefe da Epagri/Peca - Parque Ecológico Cidade das Abelhas, a mortalidade de abelhas nas colmeias de Santa Catarina é recorrente e não há um diagnóstico de tal fato. Considera que a principal causa seja a deficiência nutricional, pois no inverno as abelhas encontram pouco pólen e néctar, alimentos necessários à manutenção dos enxames nesse período.

Fonte: Pedro Zuazo. Nutrição adequada reduz mortalidade de abelhas. Portal Dia de Campo. 2010.

Alimentação de manutenção e estimulante como preparar

Alimentação energética concentrada

A alimentação de manutenção é denominada alimentação energética concentrada e tem como objetivo o aquecimento do ninho, alimentação das abelhas que estão nascendo e das que fazem trabalho interno e externo. Essa alimentação é à base de açúcar e é fornecida no outono e inverno. A receita recomenda é:

3 partes de açúcar

1 parte de água

Levar ao fogo até levantar fervura e logo desligar. Em média, utiliza-se o equivalente a 10 kg de açúcar por colmeia durante o período de manutenção.

É importante observar as reservas de pólen. Se houver pouco pólen nos favos é preciso fornecer juntamente com a alimentação de manutenção a alimentação protéica.

Alimentação energética pouco concentrada

A alimentação estimulante para postura consta de alimentação energética pouco concentrada e de alimentação protéica, essa última com três formulações diferentes. É fornecida no final do inverno e início da primavera, ou seja, 60 a 40 dias antes da previsão da florada principal. Visa estimular a postura da rainha para aumento da população de abelhas e garantir o aproveitamento máximo das floradas.

4 partes de açúcar

6 partes de água

Levar ao fogo até levantar fervura e logo desligar. Fornecer um litro e meio litros por colmeia a cada 15 dias.

Fonte: Folder da Epagri "Alimentação para abelhas Apis mellifera" (2011)

Alimentação protéica

Fórmula 1

6 kg de açúcar refinado

2 kg de proteína texturizada de soja

2 kg de levedura inativada de cerveja ou de cana-de-açúcar

Fórmula 2

5 kg de açúcar reinado

4 kg de proteína texturizada de soja e sem corante

1 kg de levedura inativada de cerveja ou de cana-de-açúcar

Fórmula 3

6,5 kg de açúcar refinado

3,5 kg de levedura inativada de cerveja ou de cana-de-açúcar

Se possível, substituir parte da água por mel para melhorar a palatabilidade. Separar porções de 100 gramas a 200 gramas na forma de bife o qual deve ser colocado sobre os quadros da câmara de cria a cada 15 dias.

É importante que os ingredientes estejam homogeneizados e após adicionar água até formar uma pasta.

Ações Recomendadas

1 - Aperfeiçoe seus conhecimentos através de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e vídeo-cursos oferecidos pelo Centro de Produções Técnicas (CPT);

2 - Substitua todas as rainhas improdutivas do apiário. Acesse o relatório publicado pelo SIS sobre o tema "Substituição de abelhas rainhas" que orienta sobre a importância desse manejo;

3 - Solicite à Epagri um folder com orientações sobre alimentação complementar para abelhas (energética e protéica) pelo endereço: Epagri/Peca - Parque Ecológico Cidade das Abelhas. Rodovia Virgílio Várzea, 2600 - Saco Grande II. CEP 88.032-001 - Florianópolis, SC. Fone 48 3331-3900.

E-mail: cepea@epagri.sc.gov.br.

4 - O SIS publicou um relatório sobre o desaparecimento e mortalidade das colmeias, fornecendo informações sobre o que o pequeno empresário precisa fazer para prevenir essa situação.

Materia reproduzida de Apicultura Boletim de Tendências julho 2014

Coordenador:

Marcondes da Silva Cândido

Gestor do Projeto:

Douglas Luís Três

Conteudista:

Luiz Antonio Sosnowski

SEBRAE Santa Catarina

SC 401, KM 01, Lote 02

Parque Tecnológico Alfa - João Paulo

CEP: 88030000 - Florianópolis - SC

Telefone: 48 3221 0800

Mais informações

envie um e-mail para: atendimento.sis@sebrae.sc.com.br

Retorna à página anterior