Meliponicultura

Jataí, A Abelha Farmacêutica!

Harold Brand - Biólogo e meliponicultor

Jataí é a abelha mais urbana das abelhas silvestres, mas apesar de viver em ambientes degradados pela ação humana, consegue produzir mel e própolis com notáveis propriedades na defesa contra doenças, mesmo aquelas de difícil cura pela medicina tradicional.

As inúmeras substâncias com propriedades medicinais estão contidas no seu mel e principalmente nas placas de própolis estocadas em diversas partes da sua colméia. Dentre inúmeras substâncias contidas na própolis e no mel, estão aquelas que neutralizam a ação perniciosa dos radicais livres.

O que são radicais livres...

São substâncias geradas durante as funções normais do corpo humano, nada mais que resíduos do metabolismo e, como tal, devem ser neutralizados de imediato, pois são altamente reativos e com poder destrutivo sobre as células do corpo humano.

Quais os possíveis efeitos dos radicais livres.

O nosso organismo, em condições normais, mantém um bom controle sobre os radicais livres, mas o mau hábito alimentar, o vício do fumo, as bebidas alcoólicas, a poluição do ar, o estresse, os agrotóxicos e os medicamentos são fatores que geram a superprodução dessas substâncias. Essas condições de desequilíbrio causam sérios danos aos órgãos do corpo humano, proporcionando muitas doenças degenerativas e envelhecimento precoce.

Substâncias que neutralizam radicais livres

Os ácidos fenólicos, os flavonóides, as antocianinas e os terpenoides exercem significativos efeitos protetores e profiláticos. Os exames de laboratório nos mostram enorme quantidade dessas substâncias na própolis e no mel da abelha Jataí. O conhecimento das propriedades do mel da abelha Jataí é herança da tradição milenar indígena.

Como preparar própolis da abelha Jataí

A) Coletar a própolis com cuidado evitando resíduos estranhos.

B) Dosar a própolis e o álcool de cereal em proporções iguais; Exemplo: 50 g de própolis para 50 ml de álcool.

C) Mergulhar as placas de própolis no álcool e deixar durante 30 dias (de tempo em tempo agitar a solução).

D) Após 30 dias filtrar a solução, usando para isso papel filtro ou coador de café.

Como usar a própolis de Jataí

A) Própolis com mel Misture o mel de Jataí na proporção de 90 ml de mel para 10 ml da solução da própolis filtrada. Misture bem.

A medicina popular indica essa mistura para ser usada nas dores de garganta e infecção das vias aéreas.

B) Pomada de própolis para uso tópico Coloque em uma vasilha 100 g de vaselina sólida e acrescente a própolis lentamente misturando até notar que a vaselina não aceita mais o líquido.

Pode ser usada em lesões da pele, como queimaduras e muitas feridas.

Receitas à base do mel de Jataí

A) Tosse e resfriado

* 2 colheres de sopa de mel de Jataí

* 1 colher de sopa de suco de limão

Misturar bem, e tomar duas a três vezes ao dia.

Esta mistura também é ótima para curar ressaca

B) Limpeza de pele

* 30 gramas de mel de Jataí ( duas colheres de sopa )

* 1 litro de água quente

Dissolver o mel na água e acrescentar mais dois litros de água morna. Lavar o rosto e o pescoço por cerca de 10 minutos. Enxaguar.


Os radicais livres, como são altamente reativos, destroem as estruturas celulares e alteram o código genético, dando origem a muitas doenças. Os vícios e o estresse aumentam a quantidade de radicais livres, aumentando a incidência de doenças na espécie humana.

A própolis estocada em vários locais da colméia é constituída por inúmeras substâncias coletadas nas plantas e que mantêm a saúde da colméia.

Líquido filtrado deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco e longe da luz

As paredes dos potes são formadas por uma mistura de cera e própolis que difundem as propriedades para o mel, mantendo a sua sanidade.

Retorna à página anterior