Editorial

ABELHAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA


Neste ano, em novembro, a Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melificas Europeias - APACAME estará completando 35 anos de existência.

Desde o seu primórdio adotou como lema: "Abelhas a Serviço da Agricultura", o qual consta do seu Estatuto e vem impresso na capa da revista Mensagem Doce, divulgando o importante serviço das abelhas na polinização das culturas e, por consequência, o seu benefício para a agricultura.

Agora, numa atitude inédita, o Presidente dos Estados Unidos Sr. Barak Obama, acaba de expedir um Memorando, datado de 20 de junho de 2014, e que está publicado nesta edição a partir da página 2, ordenando a Criação de Uma Estratégia Federal Para Promover a saúde das Abelhas e Outros Polinizadores.

Sabedor das suas responsabilidades e conhecedor dos resultados de mais de 15 bilhões de Dólares que são acrescidos todo ano à agricultura americana pela polinização realizada pelas abelhas o Governo Americano determinou que no prazo de 180 dias e em alguns casos de até 90 dias, seja implantada essa Estratégia em prol da saúde das abelhas e outros polinizadores.

Na exposição de motivos do Memorando o Presidente Barak Obama afirma: "A perda contínua de colônias de abelhas comerciais representa uma ameaça para a estabilidade econômica da apicultura comercial e operações de polinização nos Estados Unidos, o que poderia ter implicações profundas para a agricultura e a alimentação".

"Declínios anuais graves criam a preocupação de que as perdas de colônias de abelhas podem chegar a um ponto a partir do qual a indústria da polinização não pode se recuperar adequadamente"

Enquanto o governo americano mobiliza todos os seus departamentos federais numa luta para preservar as abelhas, no Brasil, temos a luta solitária do Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves com a sua Campanha "Bee or not to Be?", com o Site www.semabelhasemalimento.com.br e agora com o Aplicativo Bee Alert Geo Locator, em defesa das abelhas que não tem merecido a atenção nem dos apicultores e meliponicultores brasileiros.

Foi preciso o Presidente dos Estados Unidos Sr, Barak Obama, mostrar a importância das Abelhas a Serviço da Agricultura.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior