Reunião

COLMÉIA DE EXPANSÃO HORIZONTAL

Álvaro Chaves de Oliveira, 11 4154-1143

Foi muito esclarecedora a projeção de três
vídeos feitos no apiário demonstrando as
vantagens da colmeia de expansão horizontal


Na Reunião dos Apicultores e Meliponicultores realizada no dia 05 de março de 2014, tivemos a grata satisfação de assistir a uma demonstração feita pelo nosso sócio ALVARO CHAVES DE OLIVEIA sobre a sua experiência com uma colmeia de expansão horizontal. Os participantes da reunião puderam ver através de três vídeos e do equipamento apresentado os resultados até agora obtidos.

A APACAME parabeniza o apicultor Álvaro Chaves de Oliveira pela iniciativa. O equipamento destina-se, em especial, aos apicultores amadores que não dispõe de tempo para revisar as colmeias em prazos curtos, evitando assim, a enxameação das suas colônias.


Finda a projeção dos vídeos o Álvaro detalhou o equipamento sendo observado de perto pelo nosso sócio Keniti Aniya.(de boné).

A Álvaro contou com a colaboração do nosso sócio Manuel de Mendonça no detalhamento da colmeia. Basicamente a colmeia mede 1,0 metro (um metro) de comprimento e tem dois alvados. A parte verde corresponde a um ninho normal e a parte azul corresponde a melgueira, tendo duas tampas. Uma do ninho e a outra da melgueira. Desta forma o apicultor pode abrir a melgueira sem mexer no ninho ou revisar o ninho sem mexer na melgueira. Nas épocas de entressafra o alvado da melgueira (azul) é fechado.

No detalhe a Tela Excluidora colocada entre o ninho e a melgueira

Belíssimo favo de ninho, com mel operculado, colhido da colmeia de expansão horizontal.

Retorna à página anterior