Editorial

ESTAMOS EXPORTANTO MEL OU DIVISAS?


Nesta edição de maio, nas páginas 10 e 12, estamos publicando o relatório de inteligência comercial, onde se noticia o crescimento nas exportações de mel, tanto em volume como em valores.

Se comparados ao mesmo período do ano anterior, correspondente a janeiro e fevereiro houve um aumento de 81,16% em valor e 62,44% em volume.

O relatório pede justificativa que motivaram esse aumento.

De outro lado, a notícia que temos no Brasil é de que não temos mel para atender o mercado interno.

Ora, se não temos mel, como estamos aumentando as exportações?

A justificativa é simples:

O mel brasileiro é reconhecido e aceito em qualquer lugar do mundo pelas suas qualidades.

O mel brasileiro é um mel de mesa, pronto para ser fracionado, rotulado e colocado no mercado, ao contrário dos méis dos maiores países exportadores que fornecem mel para Blend.

O mel brasileiro, com todas estas qualidades é exportado a Granel ao preço de US$ 3,72 o kg.

Exportando mel a granel com toda esta qualidade não estamos exportando mel, estamos exportando Divisas, pois o lucro todo fica com o importador estrangeiro que, inteligentemente, embala o mel em frascos pequenos e o vende em EURO, DÓLLAR, LIBRA e outras moedas.

Se o nosso mel tem todas estas qualidades deveria ser exportado fracionado, com valor agregado, pagando mais ao apicultor que é o Elo mais prejudicado de toda esta Cadeia Produtiva. É ele, que se mata trabalhando para produzir e tem que entregar o seu mel ao preço de R$ 6,00 o kg, se for de primeira linha (mel claro) e até menos para os méis escuros e, nos anos em que a produção é frustrada ele é simplesmente abandonado sem nenhuma assistência.

Tudo isto tem desestimulado a produção e muitos e muitos apicultores estão abandonando a atividade e, como consequência a produção de mel no Brasil está estagnada com tendência em diminuir.

Daí o pedido de justificativa de como está aumentando as exportações.

E por que não estamos trabalhando mais o mercado interno brasileiro de mel?

Porque estamos mandando o nosso mel para fora e falta mel para o mercado interno o que faz com que o preço se mantenha alto impedindo que mais pessoas criem o habito de consumir mel diariamente.

Dia 22 de maio é comemorado o Dia do Apicultor.

O que vocês vão dizer para eles?????
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

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