Editorial

FELIZ 2014 !!!


O ano de 2014 começou com a notícia da criação do DIMEL - DIVISÃO DO MEL E PRODUTOS APÍCOLAS, no âmbito do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que, se concretizada e, permanecer, será um instrumento útil para o Setor.

Lamentavelmente o Setor Apícola Nacional continua dentro do DILEI / DIPOA o que, conforme visto há décadas, tem dificultado o acolhimento de qualquer pleito da apicultura e da meliponicultura.

De outro lado, numa iniciativa do Deputado Federal Nelson Marquezelli / ABEMEL está sendo criado um Projeto de Lei para instituir a Política Nacional de Incentivos ao Desenvolvimento da Apicultura e da Meliponicultura - PNDAM.

Ora, uma política apícola?

Demorou!!!!!

Se essa iniciativa se concretizar, aí sim, teremos o instrumento para promover o desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura.

Este é um ano de Copa do Mundo e de Eleições. Esperamos que estas notícias não sejam apenas propaganda eleitoreira.

A APACAME nos seus 35 anos de existência já ouviu muita promessa e pouca realização.

Otimistas que somos não acreditamos que isto vá acontecer novamente.

Temos a certeza de que durante a realização do 20º Congresso Brasileiro de Apicultura e 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, no período de 5 a 8 de novembro de 2014, na cidade de Belém do Pará - PA, já com as medidas anunciadas, aprovadas e regulamentadas, poderemos traçar o futuro grandioso que a apicultura e a meliponicultura merecem.

Feliz 2014!!!!
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior