Curiosidade

Primeira Centrifuga Brasileira

Sebastião Ramos Gonzaga
Pres. da APA -e-mail gonzaganativas@gmail.com

1- Apraz-me fazer chegar ao conhecimento de V. Sª umas fotos da Primeira Centrifuga Brasileira, desenvolvida pelo apicultor alemão radicado em Rio Pardo RS. nos idos de 1865.


Augusto Frederico Hannemann - Referência: Fazenda Abelina - Rio Pardo - RS

Fotos tiradas pelo tataraneto de Frederico Hannemann

Sepultura de Augusto Frederico Hannemann e sua esposa - Fazenda Abelina - Rio Pardo - RS

2- Construída em madeira com modelo interessante, revela criatividade do apicultor, para faciliar o processo de extração de mel dos favos. Os egípcios de 2000 aC usavam água fervente ou fogo de enxofre para separar as abelhas dos favos e obter o mel,

3- AUGUSTO FREDERICO HANNEMANN, grande e formidável conhecedor das abelhas marcou época na produção e produtividade de mel de abelhas, tornando-se exportador para Europa. Escreveu para seus patrícios sobre a grandeza das matas e dos cursos d água brasileiros.

4- Estas fotos foram tiradas pelo seu tataraneto residente em Curitiba. Sr Hannemann, que me trouxe, e achando assunto interessante encaminho para possível divulgação.

5- Igualmente podemos constatar o descanso do criador de abelhas e protetor das matas, no seu jazigo e de sua esposa. Com certeza nosso Criador Supremo está se maravilhando com a formidável orquestra dos zumbidos das abelhas que tanto amou e dedicou sua vida.

6- Se o Sr Constantino achar graça e conveniência, pode fazer uso como melhor lhe aprouver, com vistas não esquecermos nunca as grandezas e os obstáculos da NOSSA APICULTURA.

Retorna à página anterior