Consulta Pública

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MORTANDADE DISSEMINADA DAS ABELHAS DEVIDO AO USO DE AGROTÓXICOS

Requerimento n.º 219/2013, do Deputado Antonio Roberto (PV-MG)
Data: 4/7/2013 (quinta-feira)
Horário: 9h30 - Tempo para cada Expositor; 15 minutos
Local: Anexo II - Plenário n.º 8 - Brasília - DF


CONTEXTUALIZAÇÃO DO SISTEMA APICOLA BRASILEIRO PELO PRESIDENTE DA CBA - JOSÉ CUNHA

O Setor envolve um milhão de pessoas organizadas em quatro mil Associações, Cooperativas e fornecedores de insumos. Com trezentos e cinquenta mil apicultores e meliponicultores, desses 85% da agricultura familiar vinculados nas UF às Federações e a Confederação Brasileira de Apicultura.

A apicultura e a meliponicultura estão presentes em todos os biomas e tem como característica a sustentabilidade e nenhum impacto ambiental.

Além de contribuir para biodiversidade Brasileira através da polinização, esses serviços contemplam também a produção de grãos e frutas, um beneficio estimado em um bilhão e dólares, muito maior do que as cinquenta mil toneladas de mel produzidas por ano das quais vinte e cinco mil toneladas são exportadas e geram setenta e cinco milhões de dólares.

MORTANDADE DISSEMINADA DAS ABELHAS DEVIDO AO USO DE AGROTÓXICOS

Um dos principais fatores para diminuição da oferta de mel no mundo foi a continuada elevação dos preços das commodities e outras culturas de alto rendimento. Com isso os agricultores passaram a cultivar mais terras e assim diminuíram a superfície forrageira para as abelhas.

O decréscimo das populações de abelhas foi o "pedágio" do setor apícola pelo aumento de áreas cultivadas que na mesma proporção aumentou do uso de agrotóxicos para combater as pragas e doenças, isso acrescentou o risco de contaminação do mel e a elevação assustadora do déficit dos polinizadores.

POR QUÊ? NO BRASIL.

- Não seguir a sinalização do Comitê da Comunidade Europeia em Bruxelas-Belgica

- A insistência na continuidade de uso de agrotóxico (NEONICOTINOIDES) banidos pela Comunidade Europeia aqui no Brasil.

- Não usar soluções encontradas pela Comunidade Europeia

- Uso de Semeadeiras com uso de ar comprimido e agrotóxico na forma de PÓ no BRASIL que causaram milhares de mortes de abelhas ao redor do mundo.


Brasília 04 Julho 2013
Jose Cunha
Presidente da CBA
www.brasilapicola.com.br

Retorna à página anterior