Congresso

15 a a7 de maio de 2013
Centro de Convenções
Ilhéus - BA



Cumprindo uma intensa programação, coroou-se de pleno êxito o II Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen e V Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura realizado no Centro de Convenções da cidade de Ilhéus - Bahia.

O evento foi realizado pelo CEPLAC; FABEMEL - Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura; AAMI - Associação de Apicultores Ambientalistas de Ilhéus e ACAP - Associação Canavieirense de Apicultores e contou com o apoio da CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional; Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária e Secretaria de Turismo da Bahia; SENAR; FAEB - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia; UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano; UNITAU - Universidade de Taubaté; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; SEBRAE; ADAB - Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia; EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A; VERACEL - UNAMEL - União Nordestina de Apicultura e Meliponicultura; CBA - Confederação Brasileira de Apicultura; Prefeitura do Município de Ilhéus; Bahia Turismo e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


A abertura do evento contou a presença de diversas autoridades de prestigiaram o evento com as suas presenças como o Dr. Eduardo Sales, Secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aqüicultura do Estado da Bahia; Dr. Wilson Brito, Secretário de Desenvolvimento de Integração Regional; José Gomercinco Correa da Cunha, Presidente da CBA - Confederação Brasileira de Apicultura; Juvenal Mainard, representante da CEPLAC; Eng. Agrônomo MsC Ediney de Oliveira Magalhães, Coordenador do Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen; Pedro Constan, Coordenador do V Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura e Presidente da FABEMEL; José Vivaldo Souza de Mendonça Filho, Diretor Executivo da CAR; Edirlan Sousa, Representante do SEBRAE; Dr. Marcelo Matos, Diretor Executivo de Pecuária da EBDA, José Xavier Leal Neto, Presidente da UNAMEL; Dr. Adonias de Castro Virgens, Diretor do Centro de Pesquisa do Cacau; Dr. Wilson Dias. Superintendente da Agricultura Familiar da SEAGRI e João Paulo Rocha, Presidente da Associação de Apicultores Ambientalistas de Ilhéus.

O ponto alto da abertura do evento foi a assinatura por todas as autoridades presentes do Plano de Desenvolvimento da Apicultura na Bahia 2013 / 2014 e que tem como Objetivo: Triplicar a renda média de 10.412 famílias rurais no Estado da Bahia até 2014, a partir da dinamização das cadeias produtivas da apicultura e da meliponicultura, por meio do aumento da produção e melhoria da qualidade dos produtos da colméia, assegurando conservação ambiental. Como objetivo específico visa: Fomentar a atividade nos Territórios de Identidade com a implantação de 73 e adequação de 13 Unidades de Beneficiamento do Mel (UBMs) e 07 Entrepostos Territoriais de Beneficiamento do Mel (ETBMs).

Garantir acompanhamento técnico sistemático para os apicultores e meliponicultores do Estado através dos Agentes Comunitários de Apicultura e dos Técnicos Especialistas;

Viabilizar o registro dos estabelecimentos de beneficiamento dos produtos das abelhas;

Apoiar o processo de gestão dos empreendimentos de beneficiamento, com a inserção dos produtos nos mercados.

Viabilizar o financiamento de projetos de investimentos visando aquisição de materiais e insumos, para o início e ou incremento da atividade apícola

O evento foi bastante concorrido e contou com a presença de mais de 800 participantes que puderam desfrutar das Palestras que eram ministradas no auditório principal e das Oficinas que eram ministradas, paralelamente, em salas próprias

O Presidente da CBA- Confederação Brasileira de Apicultura fez a Palestra na abertura oficial dos trabalhos falando sobre o Panorama da Apicultura Brasileira

A Oficina de Rainhas: Seleção e Produção, ministrada pela Profa. Etelvina Conceição de Almeida foi muito concorrida e quase não dava para entrar na sala onde estava sendo realizada.

Flashes da Exposição:

Paralelamente ao evento foi realizada uma Exposição onde os participantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com equipamentos, vestimentas, embalagens utilizadas na atividade além do lançamento de novidades para o setor.

Num momento de descontração a Dra. Vandira da Mata, licenciada do EBDA, pousou para uma foto com duas simpáticas baianas estilizadas.

Presidente da CBA - José Gomercindo Correa da Cunha e Alcindo Alves, Presidente da FAAMESP - Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo que prestigiou o evento.

Ainda paralelamente aconteceram as reuniões da ABNT que trataram das Normas que estão sendo construídas referentes à Processamento Entreposto: Própolis e Características da Própolis e Sistema de Produção no Campo - Pólen e que contou com a participação de especialistas nas áreas além dos representantes do associativismo.
>
UM MOMENTO MEMORAVEL

A revista Mensagem Doce representada no evento pelo Presidente da APACAME, Dr. Constantino Zara Filho teve a honra de ser convidado para um almoço na fazenda da Profa. Etelvina Conceição de Almeida e do seu marido Dr. Ronaldo Barbosa que se localiza na estrada que liga Ilhéus a Itabuna. O Prof. Dr. Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e o Prof. Dr. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia se juntaram para o maravilhoso almoço oferecido pelo Casal.

Uma visita às dependências da oficina de marcenaria onde o Dr. Ronaldo constrói colméias especiais para a criação de rainhas.

Uma visita ao apiário na propriedade onde a Profa. Etelvina ministra os seus cursos de Criação de Rainhas



Antes de ser servido o farto almoço que a todos surpreendeu pela qualidade dos pratos, o grupo se confraternizou apreciando um ótimo vinho. Afinal a vida é feita desses momentos memoráveis.

Retorna à página anterior