Artigo

Como povoar um apiário

Fonte: www.ruralnews.com.br

Como povoar um apiário quando desejamos povoar um novo apiário, ou uma ampliação de um já existente, podemos fazê-lo das maneiras que se seguem: Núcleos

São formados, em geral, por uma rainha fecundada, já aceita pelas operárias e selecionada de uma colméia de alta produção. Além disso, são utilizadas de 5.000 a 10.000 abelhas, 1 quadro de mel e 2 ou 3 de crias.

Esses quadros devem ser do mesmo tipo que os do apiário que estamos iniciando, não só para que os possamos aproveitar mas também para não precisarmos mexer com as abelhas e as crias. Esses núcleos devem ser de boa procedência.

Enxames sem favos

Podemos empregá-los para povoarmos nosso apiário, desde que o vendedor seja idôneo, as abelhas retiradas de colméias de alta produção e o apiário fique bem perto, para que a transferência seja rápida, pois as abelhas têm pouco mel no papo. Só devemos adquirir esses enxames se não houver outro jeito.

Enxames naturais capturados

Embora, às vezes, sejam de origem desconhecida, também podemos utilizá-los, sendo uma forma barata de povoamento. Sua captura é de grande valia para iniciarmos ou ampliarmos um apiário. Basta, depois, fazermos uma boa seleção e melhoramento desses enxames e os resultados serão os melhores. Os enxames primários, com 20.000 ou mais abelhas, são os melhores. Neste caso, é aconselhável substituirmos sua rainha de origem desconhecida, por outra selecionada.

Mudança do núcleo de transporte para a colméia

Para isso, devemos deixar o núcleo recém-chegado descansar em um lugar fresco, por uns 20 a 30min, levando-o depois para o lugar em que já se encontra a colméia vazia, sem quadros, para recebê-lo. Também devemos dar um pouco de fumaça no núcleo e, com o formão, devagar e com cuidado, levantamos a sua tampa e damos mais 3 baforadas de fumaça. Depois, arrancamos os pregos que seguram os quadros e os retiramos, um por um, verificamos se a rainha se encontra em algum deles e os vamos colocando em ordem de retirada, dentro da colméia, começando junto a uma parede lateral.

Quando a rainha já foi colocada na colméia, pegamos o núcleo e o batemos no chão, para que as abelhas que nele ainda se encontrem, fiquem amontoadas em um dos cantos e as despejamos dentro da colméia. Quando a rainha está junto com essas abelhas, devemos tomar bastante cuidado para não machucá-la. O melhor, nesse caso e quando possível, é pegá-la pelas patas ou pelo tórax (nunca belo abdômen) e colocá-la sobre um dos quadros. Em 3 meses a colméia já estará funcionando normalmente.

Retorna à página anterior