Notícia

Produção de extrato de própolis e pomada de própolis

Engº Agrônomo Paulo Otávio Picolli - Instrutor do SENAR-SC em Apicultura

Curso profissionalizante em Apicultura na reserva
Comunidade Cafuza Alto Rio Laisz, município
de José Boiteux-SC

Curso profissionalizante em Apicultura na reserva indígena Duque de Caxias, Vitor Meireles e Comunidade Cafuza Alto Rio Laisz, município de José Boiteux-SC, teve como objetivo informar sobre manejo e utilização dos produtos oriundos das colmeias.

Os indígenas da Aldeia Coqueiro e os Cafuzos da localidade de alto rio laisz município de José Boiteux, receberam importantes informações através do curso profissionalizante, sobre manejo de colmeias, utilização do extrato de própolis e fabricação da pomada de própolis.

Durante o curso houve aulas práticas e teóricas com exibição de vídeos sobre as atividades das abelhas. A Própolis é um suplemento alimentar com propriedades antibióticas utilizado na medicina caseira e farmacêuticas, pouco conhecida pela população. Tem comprovada eficácia pelos japoneses que produzem a própolis verde extraída do alecrim do campo em Minas Gerais, planta do mesmo gênero da vassoura lageana (Bacharis). O extrato de própolis é muito eficiente para dores de garganta, gripes e resfriados, podendo ser utilizado em machucados e ferimento na pele, onde a própolis verde pesquisada em Minas Gerais é exportada para o Japão. Graças à evolução das pesquisas e a divulgação de suas propriedades, anti-inflamatórias, antitóxicas, antissépticas, bactericidas, cicatrizantes, entre outras, com amplo uso na medicina humana, veterinária a própolis é considerada um dos produtos mais valiosos produzidos pelas abelhas.

O curso foi realizado através de uma parceria entre o sindicato rural de Rio do Oeste e as comunidades citadas, onde o SENAR-SC disponibiliza um Técnico e custeia a alimentação.

Engº Agrônomo Paulo Otávio Picolli

Instrutor do SENAR-SC em Apicultura

Retorna à página anterior