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As abelhas sem ferrão são pouco conhecidas e muitas vezes passam despercebidas, mas têm uma importância muito grande, cumprindo seu papel de polinizadoras, ao visitar as flores de árvores e arbustos. Isso acontece assim há milhões de anos.

O trabalho realizado por estas abelhas é essencial para a manutenção da diversidade vegetal e para a manutenção da flora nativa e, indiretamente, da fauna que dela se alimenta, desempenhando uma tarefa importantíssima para a nidificação das matas e dos ecossistemas, contribuindo na preservação da fauna e flora, que, em conjunto com outros seres, mantêm o nosso planeta em equilíbrio. O que não é muito divulgado é que 90% das árvores brasileiras dependem da polinização realizada pelas abelhas nativas e que, sem diversidade, não há sustentabilidade.

Estas abelhinhas. Como são carinhosamente chamadas, estão ameaçadas de desaparecer pela destruição acelerada dos ecossistemas naturais, condenando muitas espécies a uma existência limitada a registros em livros e museus. Neste sentido, o Guia do Professor "Abelhas Nativas sem Ferrão" cumpre um papel desafiador ao sensibilizar alunos e professores, mas também a sociedade em geral, resgatando o valor sociocultural, espiritual, alimentar e medicinal que este grupo possui para a humanidade, ao mesmo tempo em que alerta para o perigo da extinção.

Esta publicação, com aplicação prática e interdisciplinar, ricamente ilustrada, com historinhas, poesias e depoimentos, torna o seu conteúdo de fácil leitura e compreensão. Aproveito para parabenizar os autores que pensaram e elaboraram este Guia, sistematizando conhecimento e registrando histórias, certamente de grande utilidade para todos.

A meliponicultura é uma atividade que pode ser incentivada até nas cidades, despertando nas crianças e nos adultos o gosto pela atividade, bem como o cuidado e a preservação destas abelhas, servindo de instrumento de educação ambiental. Certas espécies já estão sendo criadas pelos agricultores familiares para ajudar a polinizar alguns cultivos.

A implementação da educação ambiental nas escolas é urgente, devendo ir muito além do plantio de árvores, do cuidado com a água e com o solo e da preocupação com o lixo produzido. É preciso promover a sustentabilidade da agricultura, a proteção dos ecossistemas, a soberania alimentar, o desenvolvimento sustentável.... Podemos começar com pequenas ações, mas é preciso dar o primeiro passo. Esta é nossa responsabilidade frente às futuras gerações.

Ingrid M. Giesel
Coordenadora CAPA - Núcleo Erixim

Editora Oikos Ltda.
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