Editorial

AS ABELHAS RESISTIRÃO À BUROCRACIA? A APICULTURA E A MELIPONICULTURA, NÃO.


Como não poderia deixar de ser o ano de 2012 foi marcado por grandes desafios para a apicultura e a meliponicultura brasileira.

O primeiro desafio foi a realização dos congressos brasileiros de apicultura e meliponicultura, no mês de maio, na cidade de Gramado - RS, o qual foi vencido com galhardia pela CBA e pela FAARGS.

Seguiu-se uma enorme mobilização para alterar o novo RIISPOA que o MAPA pretende empurrar, goela abaixo, ao setor apícola brasileiro. Esse desafio ainda não terminou devido a posição irredutível do MAPA que insiste em aprovar o novo RIISPOA, o qual jogará milhares de apicultores na clandestinidade, devido ás exigências inexeqüíveis.

Tivemos o Comunicado do IBAMA noticiando o início do processo de reavaliação ambiental dos agrotóxicos, seus componentes e afins, comercializados no Brasil e a proibição da aplicação, via aérea, de todos os agrotóxicos relacionados. Não se sabe os motivos que fizeram com que o IBAMA retrocedesse no método de aplicação aérea o que coloca em risco não só as abelhas, mas também os pássaros, a água etc.etc..

Tivemos a realização de uma reunião com os Técnicos do IBAMA/SP, nas dependências da APACAME, para se inteirar dos aspectos legais para a criação de abelhas nativas, tendo como base o Acordo de Cooperação firmado com o Estado de São Paulo.

Agora a Secretaria de Comércio Exterior, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior publicou as Circulares 44 e 45, no dia 25 de setembro de 2012 que tratam do Livre Comércio entre o MERCOSUL e a UNIÃO EUROPÉIA e MERCOSUL e o CANADÁ, respectivamente e que se encontram em Consulta Pública pelo prazo de 60 dias.

Diante desse quadro vem a dúvida: As abelhas resistirão á burocracia? A Apicultura e a meliponicultura, não!!

A APACAME deseja aos apicultores e meliponicultores em Feliz Natal e um Próspero ano de 2013, com muito mel, saúde e disposição para continuar a nossa luta.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior