Notícia

Mosca parasita transforma abelha em 'zumbi', segundo cientistas

Fonte: Portal G1/Ciência e saúde - Jan 2012

A) Femêa Adulta A. borealis.
B) Femea A. borealis depositando os ovos
no abdômen de abelha operária.
C) Duas larvas de A. borealis
saindo da junção da cabeça e tórax de uma
abelha operária.(setas vermelhas).

Larva de mosca alojada no abdômen faz abelha andar sem direção e morrer.

Desordem do colapso da colônia prejudica a produção de mel nos EUA.


Uma mosca parasita provoca um comportamento estranho em abelhas, segundo descoberta acidental de pesquisadores dos Estados Unidos. Elas abandonam a colmeia e passam a se comportar de forma desorientada, com dificuldades para se sustentar em suas patas, e morrem em seguida. Segundo os próprios autores do estudo publicado pela revista científica "PLoS One", os movimentos lembram o de um zumbi.

Isso acontece quando a mosca da espécie Apocephalus borealis põe seus ovos no abdômen da abelha. Uma semana após a morte do hospedeiro, as larvas saem para o mundo através do tórax e da cabeça das abelhas.

A descoberta explica um fenômeno observado desde 2006, que tem afetado a produção de mel no país. A chamada "desordem de colapso da colônia" é um mistério que aumentou o número de mortes de abelhas usadas comercialmente.

A descoberta começou de forma acidental. John Hafernik, professor da Universidade Estadual de São Francisco, nos EUA, buscou abelhas perto dos postes da faculdade para alimentar um grupo de louva-a-deus de outra pesquisa. Hafernik esqueceu o vidro com as abelhas em cima da mesa e, dias depois, havia um grupo de larvas de mosca no pote. A partir daí, sua equipe conduziu a pesquisa que percebeu o comportamento anormal das abelhas.

Exames mostraram que tanto as abelhas quanto as moscas estavam infectadas por um vírus e um fungo. Por isso, o próximo passo é descobrir precisamente como o parasita está provocando essas reações.

O pesquisador acredita que essa seja uma tendência recente, já que é inédita.

"As abelhas estão entre os insetos mais bem estudados do mundo. Então pensamos que se esse parasita atuasse há muito tempo já teríamos percebido", ponderou.


Retorna à página anterior