Atividade

ENCONTRO DE APICULTORES E MELIPONICULTORES DO MÊS DE SETEMBRO / 2012.


Na abertura da Reunião foi composta a mesa da seguinte forma: da esquerda para a direita: Jury Patrícia Mendes Seino, Reginaldo Viana Cunha, Técnicos Ambientalistas do IBAMA/SP e Conferencistas; Dr. Constantino Zara Filho, Presidente da APACAME, Waldemar Ribas Monteiro, Diretor da APACAME responsável pelo Departamento de Abelhas Indígena da Entidade; Alcindo Alves, Presidente da FAAMESP - Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo e Radamés Zovaro, Diretor Técnico da APACAME.

No dia 05 de setembro de 2012 foi realizada mais uma reunião promovida pela APACAME, no Salão Nobre do Parque da Água Branca - São Paulo - SP.

Nesta reunião tivemos a satisfação de receber os Técnicos Ambientalistas do IBAMA/SP Sra. Jury Patrícia Mendes Seino e SR. Reginaldo Viana Cunha que proferiram uma Palestra abordando os aspectos legais para a criação de abelhas nativas.

Além da legislação foram apresentados slides mostrando o caminho a ser utilizado para a regularização dos Meliponários com mais de 50 colônias.

Embora a Palestra tenha sido apresentada de modo didático e tendo esclarecido muitos pontos que despertavam dúvidas aos meliponicultores, deixou claro que com a transferência do IBAMA aos Estados, através da Secretaria de Meio Ambiente, existem muitas dívidas destes órgãos quanto a colocar em prática o Acordo de Cooperação firmado desde 2008, tendo em vista não existir parâmetros do que seja necessário para a instalação de um Meliponário o que dificulta a aprovação de futuros projetos.

Da esquerda para a direitao Prof.
Dr. Paulo Nogueira Neto ladeado
pelo Diretor do Departamento de Abelhas
Indígenas da APACAME,
Waldemar Ribas Monteiro.

A Técnica Ambientalista Jury Patrícia Mendes Seino foi enfática no sentido de orientar que caberá aos meliponicultores conduzirem esse processo de Normatização com a apresentação de documento ao IBAMA Federal informando as necessidades para o desenvolvimento da Meliponicultura Brasileira.

O Meliponicultor Gesimar Célio, Coordenador da ABENA, presente ao Evento, informou que esse documento já existe e que será encaminhado o mais rápido possível ao IBAMA/DF.

O Sr. Alcindo Alves informou que a FAAMESP faz parte do GT Meliponicultura e poderá colaborar no encaminhamento do referido documento.

O Ponto alto da reunião, além da Palestra, foi a presença do Prof. Dr. Paulo Nogueira Neto que fez um pronunciamento histórico e esclarecedor da sua atuação junto ao IBAMA e ao CONAMA e se prontificou em auxiliar no encaminhamento do documento ao Presidente do IBAMA, além de ter colaborado no esclarecimento técnico que se fizeram necessários, especialmente no momento em que foram formuladas perguntas aos Técnicos Ambientalistas palestrantes.

Praticamente todas as lideranças da Meliponicultura Paulista e do Rio de Janeiro se fizeram presentes o que abrilhantou a reunião.

A APACAME, como vem fazendo nos últimos 33 anos da sua existência, hipotecou total apoio ao setor e disponibilizou a revista Mensagem Doce e o Plenário para divulgar a atividade.

Retorna à página anterior