Editorial

DEMOROU, MAS É CHEGADA A HORA!!!!


Parabéns!! No período de 22 a 26 de maio passado, na cidade de Gramado - RS, a Confederação Brasileira de apicultura - CBA e a Federação Apícola do Estado do Rio Grande do Sul - FARGS organizaram e realizaram o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e o 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, os quais são os maiores eventos do associativismo apícola brasileiro.

Esta é a Confederação que o setor apícola quer, assumindo o seu verdadeiro lugar no desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura brasileira.

Outro fato importante foi a programação do evento que focou o Apicultor e o Meliponicultor com os Simpósios, Clínicas Tecnológicas e Mini-Cursos.

Lógico que as Palestras Magnas e os Trabalhos Científicos apresentados enriqueceram e abrilhantaram o evento, o que mostra que o estudo das abelhas e de seus produtos vêm ganhando terreno nas Universidades, o que dá embasamento para o desenvolvimento do setor.

Não resta dúvida de que aqueles que participaram saíram enriquecidos pelos conhecimentos adquiridos.

O espaço cedido gratuitamente para as federações Estaduais, na EXPOAPIS, foi de suma importância para a integração do associativismo apícola que é a base de toda a Cadeia Apícola.

A união das Federações resultou numa MOÇÃO que refletiu o descontentamento do setor com o novo RIISPOA que o MAPA está implantando e mostra que a união é a única forma de se conseguir o progresso e o desenvolvimento tão almejado por todos..

A ausência de eleição da CBA durante o evento trouxe um ambiente de fraternidade que há muito tempo não se via.

Aliás, essa experiência serve de lição para que as próximas eleições não sejam realizadas durante os congressos.

Será preciso mudar o Estatuto? Que se mude! Temos que evoluir.

É evidente que para a realização de um evento dessa magnitude é imprescindível o apoio de Entidades dos mais diversos segmentos.

Mas, apoio, e, nada mais.

É o que vimos neste congresso.

Demorou, mas é chegada a hora!!
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior