CONBRAPI 2012

Como vimos o XIX Congressso Brasileiro de Apicultura.

Radamés Zovaro - Diretor Tecnico da APACAME
Empresario Apicola - Zovaro Comercial Agro Apis Ltda
zovaro@zovaro.com.br


Estivemos presente no XIX Congresso Brasileiro de Apicultura,realizado na bela cidade de Gramado(RS) entre os dias 22 a 26 de maio de 2012, inclusive colaborando como palestrante juntamente com Djalmar Schimith e Walter Gressler em um Simpósio e um Mini Curso com o tema: Produção, Processamento e Comercialização de Cera.

O Centro de Convenções de Gramado, foi o local escolhido para a realização do Congresso, com um amplo e ótimo espaço para receber grandes eventos.

Infelizmente não houve uma quantidade grande de publico, como existiu nos Congressos anteriores, caso de Cuiaba - MT; Belo Horizonte - MG; Aracaju - SE etc. Isso evidentemente diminuiu muito os bate papos entre os participantes nos corredores durante os intervalos entre uma palestra e outra, porem notamos que esse Congresso teve a participação de mais profissionais na área de apicultura do que os anteriores.

Apesar de considerar-mos pequeno publico, as salas onde ocorreram as palestras e mini cursos sempre estavam com bom numero de participantes.

Com relação as palestras, nos chamou a atenção o crescimento da Meliponicultura no Brasil, o interesse dos participantes, inclusive com a montagem de um meliponário na área externa do Congresso, bastante interessante, apresentando uma boa variedade de espécies de abelhas sem ferrão, da região.

As palestras, sempre realizadas por pessoal capacitado tanto da área cientifica com área técnica, puderam dar uma melhor capacitação aos presentes.

A feira do Congresso, onde normalmente observamos os materiais e equipamentos que são comercializados, também foi reduzida, com a participação maior das empresas localizadas em Santa Catarina, talvez em função da proximidade dos estados.

Novidades, observamos 2 (duas), uma centrifuga horizontal para 80 quadros fabricada pela Imesul e uma caixa isca fabricada de material plástico, sendo comercializada pela Prodapys, interessante porque é totalmente desmontável, facilitando o seu transporte.

Na feira teve um stander bastante interessante que foi chamado de Museu, uma vez que apresentava equipamentos (centrifugas artesanais, derretedores de cera,, prensas de cera, incubadora de rainhas, e outros equipamentos alem de uma variedade de fotografias antigas de apiários, demonstrando o que foi a apicultura na região sul do pais na primeira metade do século XX. Outro stander que chamou a atenção, foi a de vendas de livros de apícultura nacionais e estrangeiros e alguns traduzidos para a língua portuguesa pelo Carlos A. Osowscky, pesquisador e tradutor residente em Porto Alegre(RS).

O que notamos nos bate-papos é um crescimento da apicultura baiana, principalmente em função da CEPLAC. Órgão do Ministério da Agricultura que não tem medido esforços em ampliar o crescimento com responsabilidade da apicultura na área de própolis vermelha, pólem e fornecimento de rainhas selecionadas para essa finalidade.

Com relação as premiações dos concursos realizados, infelizmente quem foi homenageado com os prêmios foram as Federação dos Estados participantes e não o apicultor ou a empresa que produziu determinado produto e candidatou-se para concorrer ao premio. Espero que no próximo congresso seja revisto esta situação, pois acreditamos que o mérito do premio é do apicultor ou da empresa é não de entidades seja Associação ou Federação. É evidente que o apicultor pode ou não ser sócio de uma associação para candidatar-se.

A organização do Congresso foi boa na medida do possível, uma vez que na minha opinião o encerramento deveria ter sido realizada na Sexta Feira (dia 25) e não no sábado (dia 26), ficando praticamente só os congressistas de São Paulo (Caravanas da APACAME e da FAAMESP) nesse encerramento uma vez que os demais já tinham voltados aos seus estados de origem.

O que lamentamos, é realmente a falta de participação do publico, principalmente do gaucho que sempre esta com a sua cuia de chimarrão, e que lamentavelmente muito poucos se apresentaram.

Agora é aguardar o próximo Congresso que será realizado daqui a 2 anos na cidade de Belém no Pará, estado que vem apresentando um grande crescimento na apicultura e principalmente na meliponicultura.


Retorna à página anterior