Congresso

COMENTÁRIOS SOBRE O CONBRAPI/2012


Na belíssima cidade de Gramado - RS foram realizados o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e o 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura.

Finalmente tivemos os eventos organizados e realizados pela CBA - Confederação Brasileira de Apicultura e pela FARGS - Federação Apícola do Rio Grande do Sul, tendo como apoiadores o SEBRAE, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, APIMONDIA e Governo do Rio Grande do Sul.

É de grande importância que a CBA assuma a organização dos congressos brasileiros em conjunto com as federações estaduais, pois este é o maior evento da apicultura e da meliponicultura e não pode ser delegada, a sua realização, a terceiros.

Os eventos atenderam plenamente aos interesses dos apicultores e meliponicultores que participaram com a realização de 06 Palestras Magnas, 24 Simpósios, 36 Clinicas Tecnológicas e 11 Mini Cursos.



RESUMOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS:

A revista Mensagem Doce, editada pela APACAME, teve a honra de publicar, na edição especial de maio, os Resumos de todos os trabalhos científicos selecionados pela Comissão Técnico-Científica, na área da apicultura e da meliponicultura. Os Resumos que por questão técnica não foram publicados naquela edição estão publicados nesta.



PROGRAMAÇÃO

Encartada na mesma edição a Programação do Congresso trazia toda a Programação Técnico-Científica e sobre a EXPOAPIS/2012.


Mesa de abertura do Congresso com as autoridades presentes: Misael Cuevas, Betina Blochtein,  Aroni Sattler, Lionel Segui Gonçalves, Enio Queijada de Sopuza, do SEBRAE - NA, Jose Cunha ,Luiz Fernando Mainardi- Sec Agricultura  RS, Silvio Lengler, Lucas Martinez, Fatima Lamar- Rep SEBRAE NA, Representante  SEBRAE RS e Representante BB DRS

O Presidente dos Congressos Prof. Silvio Lengler, o Presidente da CBA - José Gomercindo Corrêa da Cunha, O Sr. Lucas Daniel Martinez, Vice-Presidente da APIMONDIA e o Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves durante os seus pronunciamentos na abertura do evento.


MOÇÃO

No dia 24 de maio, como resultado da ação desenvolvida pela FAAMESP - Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo, foi realizada uma reunião com todos os presidentes de federações presentes aos eventos: Nésio de Medeiros - FAASC - Santa Catarina; Maria José Oliveira Almeida - Goiás; Silvio Lengler - FARGS - Rio Grande do Sul; Luciamar Pontara Peres - FEPA - Paraná; José Soares de Aragão Brito - FAPISE - Sergipe; Irone Martins Sampaio - Minas Gerais; Alcindo Alves - FAAMESP - São Paulo; Nelson Victor de Oliveira Filho - Rio de Janeiro; Gerson de Morais Ferreira - Para; José Xavier Leal Neto - Ceará;Nilo da Silva Macedo - APIDF - Distrito Federal; Antolnildo Alexandre de Medeiros - FETOAPI - Tocantins; Antonio Leopoldino Dantas Filho - FEAPI - Piauí; Caetano José de Lima - FEPAM - Pernambuco; Giomar Neves Lopes - FARN - Rio Grande do Norte; Sérgio Carvalho de Souza - ACAM - Amazonas; lomir José da Silva - FECAPIS - Espírito Santo; Damásio Ribeiro de Jesus - FIASPIMAT - Mato Grosso; Aroni Sattler - Coodenador Técnico-Científico do Conbrapi/2012 e José Gomercindo Correa da Cunha - Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA que, ao final assinaram a MOÇÃO aprovada pela Assembléia e que retrata a insatisfação do setor apícola brasileiro com alguns pontos existentes no RIISPOA que está para ser publicado pelo MAPA.

Posteriormente ao congresso a MOÇÃO recebeu o apoio político de Deputados Federais, no caso de São Paulo, o Deputado Federal Edinho Araujo, e de Deputados e Senadores de outros estados que se sensibilizaram com a proposta do Setor Apícola e Meliponícola Brasileiros, numa ação de todas as federações estaduais, demonstrando a união do associativismo apícola brasileiro.

No dia 25 de maio, referida MOÇÃO, foi protocolada pelo Presidente da CBA - José Gomercindo Corrêa da Cunha, no Gabinete do Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Sr. Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho acompanhada de centenas de assinaturas de congressistas presentes aos eventos e das assinaturas dos Deputados Federais e Senadores que apoiaram a iniciativa.


Retorna à página anterior