Outros Assuntos

Programa Nacional de Georreferenciamento da Confederação Brasileira de Apicultura: Análise da Viabilidade de Execução de Pilotos em Sete Unidades Federativas do Brasil.

CUNHA JGC1; VIANA JMR2; BRITO, RL3; PONTARA, LP4; BAVIA, ME5; BRITO PL6, AZEVEDO EBMA7; ALMEIDA MPA8.
1 Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura(CBA) -  jgcc@terra.com.br;
2 Coordenador LABGEO - EMATER/PA, PNGEO / CBA, jamersonviana@hotmail.com;
3 Mestrando UFBA - lustosaricardo@gmail.com;
4 Prof.Dr. Departamento de Zootecnia - UEM lucimarbee1@yahoo.com.br;
5 Profa. Coordenadora do Laboratório de Monitoramento de Doenças pelo Sistema de Informações Geográficas (LAMDOSIG) - Escola de Medicina Veterinária- UFBA, newmeb2004@yahoo.com.br,
6 Professora Escola Politécnica -UFBA, britopatricia@hotmail.com;
7 Médica Veterinária EMATER - PA, ericabandeira@hotmail.com;
8 Estatístico EMATER-PA, marcopollostat@hotmail.com.

Resumo:

Criado em 2007 pela Confederação Brasileira de Apicultura-CBA, o Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores - PNGEO visa promover o georreferenciamento, a rastreabilidade e modernização da produção apícola no Brasil, através de ações de mapeamento, diagnóstico, capacitação e regulamentação das atividades em todos os elos da cadeia. O presente trabalho teve por objetivo estudar os relatórios de execução de projetos pilotos do PNGEO/CBA, sistematizando as suas etapas, com indicações de aplicações práticas, sugerir aprimoramentos, novas pesquisas e desenvolvimentos que aperfeiçoem o programa. A metodologia do programa PNGEO e a sua implantação nos estados e Distrito Federal é constantemente discutida e atualizada de forma a evoluir com as tecnologias e permitir ao máximo o seu acesso em benefício ao apicultor brasileiro e ao associativismo. As ações pilotos do PNGEO são o primeiro contato do programa com as unidades federativas e representa o passo inicial para concretização do levantamento completo em um estado. Foram pesquisados os relatórios dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Maranhão e Distrito Federal, entre os anos de 2008 e 2010. As etapas do piloto PNGEO avaliadas foram subdivididas em: 1- Nivelamento, 2- levantamento a campo, 3- adensamento e validação dos dados,4- geoprocessamento e 5-devolutiva onde foram executadas 25 ações entre os anos de 2008 a 2010. Neste estudo concluiu-se que os parceiros estaduais aplicam parte ou a totalidade do projeto de acordo com a sua disponibilidade de tempo, custeios e infra - estrutura. Nas sete unidades federativas que implantaram o piloto PNGEO, 100 % executaram a etapa de nivelamento, 86% executaram as etapas de levantamento a campo e adensamento e validação dos dados; e 43% realizaram todas as cinco etapas. Os estados do Mato Grosso, Maranhão e o Distrito Federal concluíram todas as 5 etapas do piloto PNGEO, o que corresponde a 60% do total das ações executadas. O programa é exequível e o comprometimento das estruturas governamentais é fundamental para o seu sucesso. O desenvolvimento dos sistemas on-line em Web mapas participativos integrado ao Sistema apícola Brasileiro - SAB permitirá a diminuição dos custos operacionais do projeto PNGEO e potencializará a gestão sistêmica da apicultura nacional pela Confederação Brasileira de Apicultura - CBA.

Palavras-chave: 1. Confederação Brasileira da Apicultura. 2. Programa Nacional de Georreferenciamento. 3. Apicultura. 4. Sistema de Informações Geográficas.

Retorna à página anterior