Outros Assuntos

Meliponário em Escola de Educação Básica: Uma Interação do Ensino Com o Meio Ambiente.

Maria José Oliveira de Faria Almeida1
1 Profa. Dra. do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. e-mail: majosealmeida@yahoo.com.br

Resumo:

A existência de meliponário em escolas formais não é comum, mas isso acontece no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esse meliponário foi instalado no ano de 1998 como parte de um projeto que atendia crianças em situação de risco. Desde então o meliponário passou a ser utilizado para visitas de alunos de educação básica com a finalidade de divulgar e conhecer espécies de abelhas nativas e da conscientização da importância destas na preservação do meio ambiente. A partir de 2006 o meliponário também é usado nas aulas práticas da disciplina Química das abelhas, que é ofertada anualmente aos alunos do ensino médio do CEPAE. Apesar de possuir uma estrutura simples e de pequenas dimensões, o meliponário do CEPAE/UFG apresentava inicialmente colônias de cinco espécies de meliponíneos, a saber: Frieseomelitta varia (marmelada ou moça branca); Tetragonisca angustula (jataí); Scaptotrigona postica (mandaguari); Scaura latitassis (cupinheira); Scaura longula (jataí níger). Posteriormente foi introduzida a Tetragonisca weyrauchi (abelha frango). No meliponário existem famílias alojadas em caixas racionais e também uma família alojada em tronco (morada rústica) para mostrar a dificuldade de manejo quando um enxame está alojado nestas condições. Visitam o meliponário alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental do CEPAE e também alunos de outras escolas da região. Essas visitas são agendadas e seguem a seguinte estrutura: os alunos são recepcionados com uma pequena palestra sobre a vida das abelhas nativas e sua importância na natureza e, logo após, é feita a visita ao meliponário onde os alunos podem conhecer as várias espécies, fazer comparações de alguns aspectos morfológicos das abelhas como tamanho, cores, hábitos de nidificação, etc. Embora não sejam restritas exclusivamente às escolas de educação infantil, é deste nível de ensino que provém a maioria dos alunos de outras escolas que visitam o meliponário. Acreditamos ser importante que as crianças conheçam e sejam conscientizadas da importância das abelhas. O entusiasmo delas ao conhecer as abelhas é um estímulo para a continuidade deste projeto e mostra que é importante diversificar as informações possíveis de serem obtidas nas escolas, além dos conteúdos formais.

Palavras-chave: Abelhas nativas, escola, meio ambiente.

Retorna à página anterior