Mel

Análise de Umidade e Cor de Amostras de Méis Apis Mellífera L. 1758 Região Nordeste do Estado da Bahia

Almeida, AMM1,2; Santos, RM3; Neta, LMS4; Souza, LS3; Xavier, JA1; Goulart, MOF1
1 Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Química e Biotecnologia, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, 57072-970 Maceió- AL, Brasil.
2 Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Estação Experimental, Nova Soure, Bahia albmagmatos@ig.com.br
3 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas, Bahia.
4 Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II (CETEP), Ribeira do Pombal, Bahia

Resumo:

O teor de umidade é um dos principais parâmetros de análise da qualidade do mel. A umidade constitui o segundo componente em quantidade, variando conforme o clima, a origem floral e época de colheita. Muitos fatores estão diretamente relacionados com o teor de umidade, como o sabor, aroma, densidade, cor e a viscosidade do mel. A cor do mel é uma das principais características sensoriais, tendo grande atratividade diante do consumidor. Foram utilizadas 60 amostras coletadas durante o período de janeiro de 2011 a março 2012 de apicultores de Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Cipó, Nova Soure, Quijingue, Novo Triunfo, Paripiranga, Tucano, Heliópolis, Banzaê, Euclides da Cunha, Entre Rios, Itapicuru e Jandaíra, região nordeste do Estado da Bahia. A umidade do mel foi determinada in locu através de um refratômetro manual, marca ATAGO NE3 específico para mel. A análise de cor foi realizada com o colorímetro, modelo HI 83221, marca Hanna C 221 Honey color analyzer. O resultado para a umidade apresentou um valor médio de 18,27%, variando entre 16,9 a 21%, apenas a amostra 56 apresentou valor superior a 20%. Os resultados são semelhantes a outros estudos. Em méis do Piauí, Sodré e colaboradores (2011) encontraram valor médio de 18%, e variações de 16,40% a 19%. No entanto, ao se comparar os valores de umidade deste trabalho com a legislação vigente, observou-se que, 98,33% das amostras estão dentro dos limites especificados para o mel de Apis, máximo de umidade é de 20%. Nas análises de cor, observou-se predominância da cor âmbar, âmbar escuro e âmbar claro com 33,33; 26,67 e 26,67% respectivamente, as cores extra âmbar claro 8,33%, branco 3,33% e extra branco 1,67%. Em Vitória da Conquista, Bahia, entretanto, Lacerda e colaboradores (2010), ao analisar 24 amostras de méis verificaram a predominância das cores âmbar escuro e branco, 29 e 25%, respectivamente.

As cores observadas na região nordeste da Bahia estão dentro da faixa estabelecida pela norma vigente, que pode variar desde o branco-água até o âmbar escuro. As amostras analisadas mostraram predominância de cor escura. Esses resultados são importantes para agregar valor a produção apícola regional.

Apoio: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Bahia e Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal, Bahia (COOARP)

Retorna à página anterior