Mel

Análise Fisicoquímica de Amostras de Méis de Apis Mellífera L. 1758, Provenientes da Microregião de Ribeira do Pombal, Bahia

Almeida, AMM1,2; Oliveira, MBS1; Valentim, IB1, Costa, JG1,3; Lins, AS2; Castro,MS2; Goulart, MOF1
1 Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Química e Biotecnologia, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, 57072-970 Maceió- AL, Brasil.
2 Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Bahia albmagmatos@ig.com.br
3 Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aracaju-SE

Resumo:

A qualidade do mel depende das propriedades físico-químicas e sensoriais, e a composição pode variar em função da origem floral, bem como das condições climáticas e ambientais. Foram analisadas 15 amostras de méis provenientes de apicultores da microrregião de Ribeira do Pombal, Bahia, municípios, Ribeira do Pombal, Tucano, Ribeira do Amparo, Banzaê, Heliópolis, Euclides da Cunha, e Entre Rios. A coleta foi durante os meses de janeiro a março de 2011, período de maior produção na região. Com o objetivo de caracterizar as amostras e avaliar a qualidade de méis, utilizaram-se as metodologias recomendadas pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Os parâmetros foram: umidade, HMF, atividade diastásica, acidez livre, açúcar redutor, sacarose aparente, pH e cor. Os resultados obtidos foram comparados pelos limites estabelecidos. As análises de umidade para todas as amostras foram satisfatórias, ficando abaixo do máximo de 20%. Os dados de HMF variaram de 2,40-37,87 mg/kg, enquanto a legislação permite até 60 mg/kg. Em relação à atividade diastásica, foi realizada uma análise qualitativa, e todas as amostras apresentaram resultados positivos. Os resultados obtidos de acidez livre apresentaram valor mínimo de 12,77 e máximo de 55,72 mostrando que as mesmas estão dentro dos limites que é de, no máximo, 50 mEq/kg, com exceção para a amostra 14. Os açúcares redutores (glicose e frutose), que são as frações dominantes dos carboidratos presentes no mel, variaram de 74,54 a 83,93 superando o limite mínimo (65%). Já para sacarose os resultados foram 0,51 a 2,90% o máximo permitido é 6%. O pH das amostras variou de 3,65 a 4,17, normalmente os méis de Apis tem o valor variando na faixa de 3,20 a 4,60. Houve uma predominância da cor escura (âmbar escuro e âmbar). As estimativas de correlação entre as características mostraram que houve significância entre cor x umidade, cor x atividade diastásica, cor x sólidos solúveis em água e cor x pH evidenciando uma associação positiva entre essas características. De acordo com os resultados obtidos conclui-se que as amostras de méis apresentaram características físico-químicas de boa qualidade. Esses resultados são importantes para fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade apícola regional.

Retorna à página anterior