Biologia e Manejo

Comportamento de Pastejo e Recursos Florais Forrageados por Apis Mellifera em Dois Híbridos de Girassol (Helianthus Annuus L.)

Silva1, E.M.S; Souza1, M.F.P; Santos1, H.C.S; Simões2, W. L.
1 - UNIVASF, BR 407, Km 12, Lote 543, Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, s/n C1, 56300-990, Petrolina, PE. Email: evasarmento@yahoo.com.br.
2 EMBRAPA SEMIÁRIDO, BR 428, Km 152, zona rural, 56302-970, Petrolina, PE.

Esse trabalho teve como objetivo investigar o comportamento de pastejo das abelhas Apis mellifera em inflorescências de dois híbridos de girassol (H251, H360), bem como o tipo de coleta (néctar e/ou pólen) desses insetos nas flores. O estudo foi realizado na Embrapa Semiárido no Campo Experimental de Bebedouro em Petrolina-PE, durante os meses de setembro e outubro de 2011. Para o presente estudo foram escolhidos ao acaso capítulos de dois híbridos de girassol (Helianthus annuus L.), Hélio 251 (H251) e Hélio 360 (H360), observando-se o comportamento de pastejo das abelhas melíferas, o recurso floral forrageado e o tempo que as mesmas levavam para coleta de pólen e/ou néctar no período da manhã e tarde, as visitas foram cronometradas iniciando quando as abelhas pousavam e, finalizando com a saída das mesma. Obteve-se um total de 140 visitas por híbrido, sendo realizadas no período da manhã (70) e tarde (70), durante sete dias. Os dados do recurso forrageado foram avaliados através da análise de variância, com comparação das médias pelo teste de Tukey (5%). O tempo de visita foi avaliado por meio de médias. As Apis melliferas visitaram as inflorescências do girassol durante todo o dia. O tempo de visita pelas abelhas foi maior para coleta de néctar nos dois híbridos. No entanto, no H360 o tempo de coleta de néctar foi estatisticamente superior (P<0,05) ao H251. Não houve diferença estatística (P>0,05) na quantidade de abelhas meliferas coletando pólen e néctar no período da manhã nos dois híbridos (H251 e H360). Porém, no período da tarde a coleta de pólen e néctar diferenciou estatisticamente (P<0,05) nos dois híbridos, mostrando que nesse período, a coleta de néctar foi maior no H251 e, a de pólen, no H360. Conclui-se que as abelhas Apis mellifera visitam as flores dos híbridos de girassol H251, H360, durante todo o dia, e coletam tanto pólen quanto néctar, embora o maior tempo de permanência na inflorescência seja para a coleta de néctar.

Palavras-chave: comportamento de pastejo, Apis mellifera, polinização, girassol.

Retorna à página anterior