Associativismo

Reunião da AAPIMAJU

Radamés Zovaro, Empresário e Diretor Técnico da APACAME

A Associação dos Apicultores da Mata Atlântica de Juquitiba - AAPIMAJU realizou no dia 26 de novembro passado a reunião plenária mensal da Associação, nas dependências do Centro Cultural de Juquitiba - SP.

Radamés Zovaro,
Empresário e Diretor
Técnico da APACAME, palestrando
sobre "Manejo Apicola e Cera de Abelha".

Vista parcial do auditório
onde ocorreu a palestra.

Desta feita eu, como o Diretor Tecnico da APACAME, fui convidado para dar uma palestra. Tema proposto - "Manejo Apicola e Cera de Abelha".

A participação dos apicultores foi boa e a Diretoria da Associação, comandada pelo seu Presidente Sr. Oswaldo Batista de Oliveira e seus auxiliares entre eles o Diretor Clodomiro Brás de Castro, mais conhecido como "MIRO" não tem medido esforços no sentido de oferecer a seus associados todas as informações sobre a atividade apícola, não só as opções dos produtos das abelhas, mas também sobre o manejo adequado para uma boa produtividade, já que o município de Juquitiba, tem sua área territorial totalmente dentro da Mata Atlântica, o que o torna um município voltado totalmente a preservação ambiental, além do que, o setor apícola começa a descobrir a riqueza que esta sendo encontrada com relação aos vários tipos de mel que é produzido na região, justamente em função da variedade de espécies de plantas melíferas existentes. Isso faz com que a Diretoria se preocupe em encontrar meios com o apoio de entidades governamentais, ou não, no sentido de conseguir parcerias para alavancar todo o setor, oferecendo condições melhores para a exploração da apicultura.

Gostaria de salientar que para mim foi uma grande satisfação participar desse evento, alem evidentemente de poder dialogar com os presentes, alguns já velhos conhecidos, além de ter tido uma grata surpresa.

O Sr Lourenço A. Christofaleti, proprietário do Jornal da cidade "O Imperial", levou uma edição publicada em Agosto de 1986, apresentando uma matéria comentando um evento apícola que ocorreu naquela época onde eu também fui palestrante. E ai pudemos relembrar que a reunião foi realizada no mesmo Centro Cultural de Juquitiba, coordenada pelo Sr João Eduardo Gonçalves, apicultor na época e hoje Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do Municipio e mais alguns que por coincidência participaram das duas reuniões. Realmente foi muito gratificante os comentários sobre os dois eventos.

Parabéns para a Diretoria da AAPIMAJU.

Retorna à página anterior