Notícia

Sebrae-SP organiza terceira edição de seminário com apicultores do Oeste Paulista

Bruno Sales Andreoli MSL Brasil a serviço do Sebrae-SP

Semiapis firma-se como importante centro de discussão e fomento da apicultura de Marília e Região ao debater segurança alimentar, manejo, associativismo e linhas de crédito.

A terceira edição do Seminário de Apicultura de Marília e Região (Semiapis), realizada no dia 4 de junho, no campus da Universidade de Marília (Unimar), contou com a participação de duzentos participantes, entre apicultores, empresários, especialistas e estudantes de veterinária e zootecnia.


O Seminário de Apicultura de Marília e Região (Semiapis), realizado no dia 4 de junho, no campus da Universidade de Marília (Unimar), foi organizado pelo SEBRAE-SP. foto de Denise Guimaraes/Agência Luz

Palestra proferida pelo Sr. Constantino Zara, Presidente da APCAME. foto de Denise Guimaraes/ Agência Luz

3° SEMIAPIS - Palestra com Silvia Cristina. foto de Denise Guimaraes/Agência Luz

3° SEMIAPIS - Comitê Gestor. foto de Denise Guimaraes/Agência Luz


O evento teve como objetivo a divulgação de conhecimentos técnicos, de gestão e tendências do mercado apícola, promovendo a troca de experiências entre os participantes, com o fortalecimento e a competitividade do segmento.

"A nossa ideia é disseminar o conhecimento na área apícola não apenas em tecnologia, mas também em gestão e mercado. Esse evento só acontece porque nós temos um Comitê Gestor no qual cada parceiro contribui com recursos que possamos fazer esse evento", destaca Adriana Cirillo Montoro, consultora do Sebrae-SP em Marília.

Também foi motivo de comemoração pelos produtores ligados à Associação dos Apicultores de Marília e Região (Amar) o anúncio que ainda no segundo semestre deste ano, será inaugurado o entreposto no município. Com isso aumentarão as exigências sanitárias e os protocolos para garantir a qualidade do mel. A região é responsável pela produção de 150 toneladas de mel por ano e com a instalação do entreposto pretende ampliar para até 500 toneladas anuais do produto.

"Com o funcionamento da Casa do Mel temos que sair da informalidade, tanto na área fiscal quanto sanitária e nisto o Sebrae-SP está ajudando muito, principalmente na parte administrativa, levando as informações necessárias para os produtores aderirem ao Empreendedor Individual (EI), além da orientação para a formação de uma cooperativa", explica Antonio Fernando Scalco, presidente da Amar.

Scalco também ressalta o fortalecimento do setor, que estuda para os próximos meses a formação da federação paulista de apicultores, com o apoio de diversas associações estaduais.

"A maioria dos Estados já possuem sua federação e São Paulo é um dos poucos que ainda não tem, mas montamos diversas comissões em todo o estado e em breve teremos a nossa federação. Para nós da Amar é um passo importante, já que fomos escolhidos para representar os apicultores da região do Oeste Paulista", observa o presidente da Amar.

Para orientar os apicultores, uma das palestras do Semiapis tratou da segurança alimentar na cadeia apícola, proferida para pesquisadora Sílvia Cristina Vieira Gomes, abordando a legislação sanitária, parâmetros e procedimentos que os produtores deverão seguir para que o mel ganhe o selo de qualidade do entreposto. Ela destaca que o rigor nas técnicas de produção deverá ser maior, mas o selo torna o mel da região ainda mais competitivo e podem sonhar em comercializar com outros países. "Para os apicultores, a expectativa é de aumento nos lucros. Além disso, o mercado de exportação também está aberto", aponta Silvia.

Para Fabio Gerlach, diretor regional do Sebrae-SP, o 3° Semiapis é resultado do trabalho de diversos parceiros, levando conhecimento e atualização para os apicultores da região.

"Assim como as micro e pequenas empresas, os produtores rurais da agricultura familiar precisam ser vistos e atendidos com critério, pois são a maioria neste setor e é nosso objetivo ajudá-los a desenvolver adequadamente dentro da realidade que é peculiar a eles e com o funcionamento do entreposto esta cadeia ganha contornos profissionais, exigindo certificações e profissionalização, disputando mercados mais atraentes, com produtos de valor agregado, remunerando toda a cadeia", observa Gerlach.

O terceiro Seminário de Apicultura de Marília e Região é uma parceria entre o Sebrae-SP, Amar, Unimar, Banco do Brasil e prefeituras de Tupã, Marília e Echaporã.

Bruno Sales

Andreoli MSL Brasil a serviço do Sebrae-SP


Retorna à página anterior