Minha Experiência

Minha Experiência em Portugal

Professora. Associada Ligia Bicudo de Almeida Muradian
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP
Email: ligiabi@usp.br

Em abril de 2011 tive a oportunidade de ir a Portugal para participar do I Congresso Ibérico de Apicultura. Primeiramente realizei visita científica ao Instituto Politécnico de Bragança (onde ministrei palestra), conheci os apiários e fui a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) onde conversei com o Presidente Sr. Manuel Gonçalves. No Congresso, que foi na cidade de Castelo Branco, apresentei os trabalhos: Caracterização físico-química de méis de abelhas sem ferrão Parâmetros de qualidade do mel de abelha Jandaira (Melipona subnitida) Análise de compostos fenólicos, flavonóides e vitaminas em amostras de pólen apícola Atividade antioxidante do pólen apícola de diferentes origens florais em vários países do mundo (co-autora do trabalho apresentado pela Profa. Dra. Maria Campos)

Depois do Congresso realizei visita científica a Universidade de Coimbra, a convite da Profa. Dra. Maria da Graça Campos, onde conheci as novas instalações dos diversos laboratórios da Faculdade de Farmácia quando pudemos dar continuidade ao andamento dos trabalhos a serem publicados em conjunto e discutir as novas diretrizes para os estudos do "Grupo de pesquisa sobre pólen apícola junto a Intenational Honey Commission", do qual a Profa. Maria Campos é coordenadora.

A Pesquisadora Ligia Bicudo de Almeida Muradian é Professora Associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP aceita orientar alunos para o Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e Iniciação Científica para trabalharem com temas relacionados ao Controle de Qualidade do mel e produtos apícolas. É autora do Manual de Controle de Qualidade do Mel, (livro lançado pela APACAME) e do livro " Vigilância Sanitária - tópicos de legislação e análise de alimentos" . Email de contato: ligiabi@usp.br.


Foto: Profa. Ligia Muradian no I Congresso Iberico de Apicultura

Foto: Profa. Ligia Muradian visitando os apiários de Bragança, Portugal

Foto: Profa. Ligia Muradian com o Prof. Miguel Villas-Boas do Instituto Politécnico de Bragança

Foto: Profa. Ligia Muradian e Sr. Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP).

Foto: Profa. Ligia Muradian e Profa. Maria Campos na Universidade de Coimbra


Retorna à página anterior