Atividade

ENCONTRO DOS APICULTORES E MELIPONICULTORES DIA 02 DE FEVEREIRO DE 2011.


Sócio Carlos Roberto Correa durante a sua exposição



Como início das nossas reuniões mensais, tivemos a satisfação de receber, no dia 02 de fevereiro de 2011, a presença do nosso sócio CARLOS ROBERTO CORREA, produtor de Pólen na Serra da Cantareira, Guarulhos - SP - correacarlosroberto@yahoo.com.br que proferiu uma Palestra sobre o tema: "O Efeito da Alimentação na Criação de Rainhas e Zangões"

O Sr. Carlos Roberto Correa demonstrou através de Data-Show a sua experiência na superação de enfermidades que atacaram o seu apiário a partir do ano 2000, tendo alcançado o pico de infestação em julho de 2003, o que o obrigou a adotar novas técnicas de manejo com a seleção de rainhas e posteriormente com a criação de zangões o que resultou no desaparecimento das enfermidades.

O Sr. Carlos fez ampla exposição de slides mostrando a sua experiência com a alimentação de manutenção dos enxames com farinhas diversas, tais como Fubá, Trigo, Mandioca, féculas, leveduras e soja servidas em cochos coletivos mais xarope ralo 40 x 60 em alimentadores internos nas colméias, mantendo, desta forma, os enxames produzindo zangões no período de inverno, possibilitando a fecundação das novas rainhas por estes zangões antes do nascimento dos zangões criados na natureza.

A palestra despertou o interesse do público presente que pode esclarecer as dúvidas ao final da apresentação.

Foi uma noite memorável e a APACAME agradece fraternalmente a presença do sócio Carlos Roberto Correa nesta reunião e convida os sócios que têm experiência de manejo com sucesso que nos procurem para agendarmos uma apresentação numa das nossas reuniões futuras.


Retorna à página anterior