Editorial

QUAL O RUMO DA APICULTURA?


Não restam duvidas de que o ano de 2010 foi de grandes atividades para o associativismo e a pesquisa apícola no Brasil.

A realização do XVIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IV Congresso Brasileiro de Meliponicultura, em Cuiabá - MT, o Encontro Sobre Abelhas, em Ribeirão Preto - SP e o X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura em Natal - RN, além dos inúmeros eventos realizados regionalmente dá a impressão de que a apicultura caminha a passos largos.

Aí é que surge a dúvida!

Bastou uma reportagem na televisão sobre Pólen e o mercado ficou totalmente desabastecido por quase três meses. Diante desta dificuldade começaram os comentários de que a importação de Pólen de Fulano e Beltrano estavam atrasadas por "n" motivos.

Durante o X Congresso Iberolatinoamericano, em Natal, fizemos uma pesquisa sobre quem tinha Mel, Pólen e Própolis e a resposta obtida durante os cinco dias do evento foi de que ninguém tinha nada.

Um mês após o Ibero continuamos a pesquisa ligando para uma Cooperativa indagando se havia a possibilidade de comprar 200 baldes de 25kg de Mel e a resposta foi: Não temos.

O Brasil tem realizado inúmeros eventos apícolas, nos quais os participantes são levados com transporte, hospedagem e alimentação, porém, parece que o resultado é nulo, pois não se observa um aumento da produtividade que justifiquem esses gastos.

Recentemente um programa de televisão deu uma casa para um apicultor, no Estado de Santa Catarina. Sem tirar o mérito do programa e do Apicultor que, aliás, aproveitou o momento para divulgar uma bela mensagem ao consumidor de mel no Brasil, o que vimos foi um Apicultor que produz 30 toneladas de Mel por ano e vivia com a sua família num estado de total pobreza.

Isto é conseqüência do desamparo em que vivem os apicultores brasileiros que se vêm obrigados a vender o seu Mel a um preço irrisório, já que não existe no Brasil nenhuma ação do Governo no sentido de amparar o produtor rural, no sentido de dar a ele uma vida digna.

O que se vê é muito dinheiro sendo destinado ao setor apícola de diversas formas, sem os resultados esperados, conforme comentado anteriormente.

Então, a pergunta que não quer calar é: Qual o Rumo da apicultura?
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior