Editorial

Temos Lição de Casa


Esta edição da revista Mensagem Doce está, quase que totalmente, dedicada ao 18º Congresso Brasileiro de apicultura e ao 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura que aconteceram simultaneamente, no período de 19 a 22 de maio de 2010, na cidade de Cuiabá-MT,

Quisemos mostrar os eventos de modo diferente, comentando o dia a dia, o que aconteceu antes e durante os eventos.

E, não poderia ser diferente, já que nestes eventos aconteceram algumas coisas diferentes dos congressos que o antecederam.

A presença das lideranças apícolas, representando 24 Estados da Federação promovida pela Confederação Brasileira de Apicultura - CBA foi o primeiro ponto alto destes eventos.

Pela primeira vez na história da apicultura brasileira as lideranças estiveram reunidas, antes dos eventos, num ambiente fraternal, para expor as suas realizações e dificuldades, fornecendo subsídios à CBA para traçar a sua estratégia de trabalho para os próximos anos.

A reunião dos Gestores da Rede Apis do SEBRAE foi outro ponto importante, com representantes de todos os Estados e que no final puderam participar do pré-lançamento da Campanha de Estimulo ao Consumo de Mel, cujo mote é: "Meu Dia Pede Mel".

As reuniões da Câmara Setorial dos Produtos Apícolas, ABEMEL, Assembléias da CBA, tomaram, praticamente, todo o tempo das lideranças apícolas nestes congressos.

Discutiram-se exaustivamente os gargalos que impedem o setor apícola alcançar o tão sonhado desenvolvimento, deixando claro que muito há que ser feito para vencer estes obstáculos.

Inegavelmente a grande conquista do setor apícola foi o lançamento, na abertura dos congressos, da Campanha "Meu Dia Pede Mel" que veio de encontro a um antigo anseio dos apicultores brasileiros.

A Campanha oferece todos os instrumentos para a promoção do Mel em todo o Brasil.

Agora, as lideranças apícolas estaduais terão que colocar em prática, com o mesmo entusiasmo e comprometimento demonstrado durante os eventos, todas as propostas discutidas.

Os congressos terminaram, mas as lideranças apícolas têm que fazer a lição de casa !!!!
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior