Notícia

Paraná ganha autonomia em fiscalização sanitária de produtos de origem animal


Foi assinada ontem (19/3) uma portaria que incluiu o Paraná no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). O Estado foi o primeiro a ser cadastrado no sistema e, com a inclusão, o órgão sanitário paranaense fica autorizado a fiscalizar e credenciar agroindústrias para vender produtos animais em outros mercados do País. Anteriormente, somente empresas submetidas ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) poderiam obter a autorização.

Na portaria, assinada pelo secretário nacional da Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, o governo federal reconhece a equivalência dos serviços de inspeção sanitárias das duas áreas. O Serviço de Inspeção Sanitária para Produtos de Origem Animal (SIP/POA), paranaense, passou a ser equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Kroetz lembrou que o Paraná tem pessoal técnico treinado e em número suficiente para assumir as novas funções. "O rigor do SIP/POA é o mesmo que o SIF. Se todos os técnicos saíram de uma mesma escola não há porque separar os serviços", afirmou.

O secretario nacional ponderou que o órgão paranaense continuará a ser monitorado e acompanhado tecnicamente pelo ministério da Agricultura, para que execute com rigor as exigências de sanidade, higiene e boas práticas de produção para as pequenas agroindústrias. "O importante é que se coloque no mercado produtos de qualidade", recomendou.

O governador Roberto Requião alertou que os técnicos que vão executar esse programa serão alvo de pressões para inclusão de empresas no sistema. "Cabe a vocês demonstrar que essa primeira experiência do governo federal, que está acontecendo no Paraná, pode ser bem sucedida. Fiquem longe das conotações políticas das indicações", afirmou. A lei que criou o SISBI é de 1998, mas somente agora está sendo credenciado o primeiro Estado.

Requião disse que não lhe interessa se os técnicos do governo do Estado pertençam a qualquer partido político, desde que façam um bom trabalho e sejam capazes de levar à frente os projetos de governo. "Sejamos duros para não desmoralizar o processo de sanidade agropecuária, cujo sucesso foi alcançado com muito esforço de todos", recomendou.

O governador elogiou ainda a administração do secretário da Agricultura, Valter Bianchini e de seu diretor geral Herlon de Almeida, aos quais atribuiu o processo de incorporação tecnológica dos pequenos agricultores familiares no Paraná. "No mundo desenvolvido, as grandes transformações foram feitas de cima para baixo, quando governos e grandes grupos da iniciativa privada investiram no desenvolvimento dos pequenos", defendeu Requião.

Requião ainda alertou para a importância da produção pecuária brasileira ocupar menos terras. Segundo o governador há quatro alqueires explorados de forma deficiente com a pecuária para cada um alqueire explorado com eficiência pela agricultura. "Se fosse dobrada a área agrícola bem explorada, a produção de alimentos no País poderia duplicar, sem a derrubar uma árvore sequer", disse Requião.

VEÍCULOS

O governador Roberto Requião e o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, participaram do ato e em seguida entregaram 124 veículos que serão utilizados pela Defesa Sanitária Agropecuária da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento fortalecer a fiscalização da sanidade agropecuária em todo o Estado.

Os veículos serão utilizados para a defesa sanitária vegetal e para complementar a frota da defesa sanitária animal. São 51 veículos do modelo Ford Currier, 13 veículos Ranger e 60 veículos Ford Ecoesport, totalizando um investimento de R$ 5,1 milhões.

Estavam presentes ao ato de assinatura da portaria, que foi realizado na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o diretor do Departamento de Fiscalização e da Sanidade Agropecuária, Silmar Bürer, responsável pela condução do processo. E também o representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ronei Volpi e o diretor presidente da Emater/PR, Arnaldo Bandeira.

Links referenciados

Agência de Notícias do Paraná
www.aenoticias.pr.gov.br

Federação da Agricultura do Estado do Paraná
www.faep.com.br

Serviço de Inspeção Federal
www.agricultura.gov.br/portal/page?_pageid=33,961057&_dad=portal&_schema=PORTAL

Emater/PR
www.emater.pr.gov.br

Retorna à página anterior