Associativismo

V Encontro Paranaense de Apicultura reúne autoridades estaduais e nacionais em Maringá-PR.

Dr ª Lucimar Pontara Peres - Dr. Ricardo Lustosa
Ocorreu de 16 a 20 de Março de 2010, na Universidade Estadual de Maringá-UEM, o V Encontro Paranaense de Apicultura. O encontro foi marcado pelo I Curso em Geotecnologias Aplicados ao Programa Nacional de Georreferenciamento Apícola - PNGEO/CBA, palestras com autoridades apícolas nacionais, 1ª Mostra Técnico Cientifica e a eleição da nova diretoria da Federação Paranaense de Apicultura-FEPA.

O evento teve como coordenação geral a Dra. Profa. Lucimar Pontara-UEM/DZO eleita presidente da FEPA, que na oportunidade declarou: "O evento foi um marco no setor apícola, pois iniciamos neste V Encontro Paranaense De Apicultura, ações para a implantação do PNGEO-CBA no estado do Paraná. Os participantes, desde apicultores até profissionais altamente qualificados dos vários segmentos, vivenciaram as ferramentas deste programa. Com a capacitação destes colaboradores iniciamos a revitalização do setor apícola e uma gestão sistêmica no estado Paraná."Participaram deste I Curso do PNGEO: Extensionistas da EMATER-PR de Telêmaco Borba, Ortigueira e Maringá, membros de Secretarias de Municipais de Maringá e Oritigueira, Representante do segmento empresarial, Acadêmicos da graduação e Pós-graduação da UEM, membros da Universidade UNICENTRO e Irati, presidente da associação apícola de Prudentópolis e técnicos de empresas do setor apícola compuseram a turma do curso de geotecnologias.

Além do curso o evento foi marcado pelas palestras:

- Ações da confederação brasileira de apicultura- José G.Correa Cunha - Presidente da CBA e da Câmara Setorial do Mel e Produtos Apícolas do Brasil.

-Georeferenciamento e rastreabilidade apícola. Dr. Ricardo Lustosa Brito, Méd. Vet.- EMATER/PA. Gestor do Programa Nacional de Georreferenciamento da Apicola (PNGEO) da Confederação Brasileira de Apicultura.

- sanidade apícola e o desaparecimento das abelhas: o grande desafio. Msc. Aroni Stadller, Professor Assistente em Apicultura UFRGS, Porto Alegre; Membro Efetivo do Comitê Nacional de Sanidade Apícola.

- abelhas: polinizadoras de um desenvolvimento ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. Reginaldo Resende, Gestor de Projetos de Apicultura do Sebrae Nacional- Rede Apis / Membro da Câmara Setorial do Mel Nacional.

No dia 19 de Março de 2010, houve reunião referente ao I Fórum Da Regiáo Sul De Apicultura, no salão de reuniões do Bristoll Hotel com representantes do segmento da Apicultura do Sul do País. Foram apresentadas as demandas e trabalhos executados pelos presidentes das Federações apícolas do Rio Grande do Sul- representada pelo prof. Aronir Sattler, Santa Catarina- pelo presidente Nésio Meideiros, e Paraná pelo seu presidente Dr. Adhemar Pegoraro.

Durante o evento o Dr. Ademir Rodrigues, Diretor técnico da EMATER-PR, declarou:

"Estou impressionado com as possibilidades que as ferramentas do PNGEO representam, principalmente porque futuramente poderemos ter todas as propriedades apícolas georrefenciadas e propiciar condições de se executar uma gestão não só na questão técnica, mas na questão sanitária e na formação de políticas públicas para o Brasil e para o estado. No Paraná estaremos imbuídos em participar desta atividade de uma forma muito forte nestas unidades iniciais de referencia nas regiões de Ortigueira, Prudentópolis e Telêmaco Borba."

Dr. Ademir acrescentou: "Juntos com os demais parceiros vamos desenvolver um trabalho que vai possibilitar que a apicultura do estado se desenvolva mais do que ela já é hoje. Quem está puxando estas ações é a Confederação Brasileira de Apicultores e as Federações, ou seja, a necessidade está partindo das bases".

O encontro foi marcado também com importante manifestação do Secretário de Abastecimento e Agricultura do estado do Paraná.

O Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, Dr. Valter Bianchini, ressaltou em seu discurso de abertura o papel do Estado em relação ao resgate para com a agricultura familiar e acrescentou:

"Onde tem apicultura o agroeco-sistema tem bons indicadores de sustentabilidade e quando se tem problema infelizmente as abelhas são as primeiras a detectarem e colocar isto para nós. A apicultura é uma grande parceira no processo de polinização e com certeza sua importância para a economia agrícola do estado do Paraná é fundamental, onde possui uma produtividade segundo Roberto Andrades em 2008 em torno de 5000 toneladas. "

Bianchini salientou que a consolidação de parcerias é muito importante e indispensável, onde a Emater através de seu Diretor Técnico Dr. Ademir Rodrigues, presente no V Encontro consolidou esta necessidade para a implantação do PNGEO no Paraná e comentou: "estabelecer estas parcerias para consolidar este trabalho de georreferenciamento é muito importante para o planejamento do crescimento da apicultura e da própria rastreabilidade em que após este V ENCONTRO e com o apoio da Universidade Estadual de Maringá, através do Departamento de Zootecnia ter um trabalho que possa avançar neste processo".

Dr. Bianchini finalizou:

"Certamente o PNGEO vai dar apoio no processo da rastreabilidade e qualidade da apicultura e vai ser base também para o próprio trabalho da EMATER com as nossas federações e queremos incrementar ainda mais uma apicultura que não só cresça na quantidade, mas também na qualidade, como formatar trabalhos de flora apícola e de sanidade como exemplo, enfim, de garantir ainda mais um crescimento sustentável na apicultura do Paraná."

Retorna à página anterior